Papas de Serrabulho com Rojões e Castanhas é o prato que vai poder encontrar em vários restaurantes de Vieira do Minho este fim-de-semana, 13 e 14 de novembro, no âmbito do projeto fins de semana gastronómicos – “Vieira, Tradição à Mesa”.
“Servir tradição” é o mote para divulgar a gastronomia do concelho, combater a sazonalidade e dinamizar a economia local. O concelho de Vieira do Minho é, diz a Câmara Municipal, “uma região de tradições e costumes que não podemos, nem devemos deixar esquecer. Cientes disso, o município criou a iniciativa da realização de fins de semana Gastronómicos com o que de melhor se serve à mesa dos restaurantes vieirenses“.
As Papas de Sarrabulho com Rojões e Castanhas são o prato escolhido para dar início a estes fins de semana “cheios de sabor“. Este é um dos pratos com tradição e confecionado com produtos endógenos que, segundo o município, “faz as delícias de quem visita Vieira do Minho e mostra que qualquer época do ano é motivo para fazer do concelho um destino turístico de eleição“.
Os fins de semana gastronómicos arrancam no fim de semana de 13 e 14 de novembro, durante a realização do Mercado de Outono, estendendo-se a iniciativa até ao fim de semana de 23 e 24 de abril de 2022.
A cada mês está associado um prato tradicional que pode ser degustado nos restaurantes aderentes.
De 4 e 5 de dezembro = Arroz de Cabidela;
De 8 e 9 de janeiro = Feijão Amarelo;
A 26 e 27 de fevereiro = Cozido à Portuguesa;
A 12 e 13 de março = Vitela da Região;
A 23 e 24 de abril = Cabrito ou Anho.
Restaurantes aderentes:
Adelaide, Agra na Boca**, Arijal, A Tasquinha*, Bela Vista, Casa Pancada, Central, Combinação Perfeita, Fonte dos Amores, Martins, Nascente do Ave, O Parque, Pousada da Caniçada, Retiro da Cabreira, Senhora da Fé, Sol da Cabreira, Zé da Estrada**.
* Encerrado ao domingo
** Não participa em novembro