Vieirense Joel Cardoso conquista três prémios internacionais [áudio]

O músico vieirense Joel Cardoso continua a somar conquistas a nível internacional! O clarinetista de 24 anos, natural do Mosteiro, conquistou três prémios internacionais nos últimos três meses.

Joel Cardoso venceu, no passado dia 30 de outubro, o segundo Prémio no Concurso Internacional de Carlino, em Itália, entre 28 concorrentes de mais de 10 países, após três rondas. A este prémio, somaram-se mais dois, nos últimos meses. Em julho venceu o Prémio Especial do Concurso Fundação Dienemann, na Suíça; e, em setembro, o segundo Prémio no Concurso Internacional de Fano.

A viver na Suíça, onde está a tirar o seu segundo mestrado, atualmente, Joel Cardoso toca em vários grupos musicais e orquestras, como freelancer. Foi, aliás, devido a esta aposta na formação que Joel Cardoso acabou por recusar uma proposta para se juntar à Ópera Nacional da Estónia.

Joel Cardoso revelou à RAA a importância destes prémios para a consolidação da sua carreira musical e para a abertura de portas a novos desafios profissionais. Para o futuro, um “trabalho estável numa orquestra reconhecida internacionalmente” seria o ideal.

O seu percurso profissional, a entrada no mundo da música, os projetos atuais e os objetivos futuros, foram alguns dos temas que o vieirense Joel Cardoso abordou numa conversa com a RAA:

O jovem músico vieirense de 24 anos ingressou na Banda Filarmónica de Vilarchão quando tinha apenas 9 anos. Em 2007 ingressou na Academia de Música Valentim Moreira de Sá. No semestre de verão de 2016/2017 e Inverno de 2017/2018 foi selecionado para o programa ERASMUS na Staatliche Hochschule für Musik Trossingen, onde teve oportunidade de estudar clarinete histórico com Janis Tretjuks, Linde Brunmayr-Tutz e Eric Hoeprich. Concluiu a licenciatura em performance na Classe de Clarinete de Vítor Matos.

Mestre em performance no Conservatorio della Svizzera italiana, com os professores François Benda e Jordi Pons graças a uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, atualmente encontra-se a realizar o seu segundo mestrado na Suíça.

Related Posts