O vieirense Manuel Simões, professor e investigador na Universidade do Porto, integra a edição 2024 do índice “Highly Cited Researchers”, que reconhece, anualmente, os cientistas mais influentes a nível mundial, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares ao longo da última década.
A lista publicada, este ano, pela Clarivate – empresa britânica especializada em gestão de informação científica – destaca um total de 6.886 cientistas, de 59 países e 21 áreas de investigação – referenciados no repositório Web of Science, o maior indexador mundial de informação científica.
A seleção final corresponde ao ponto percentual – “Top 0,1%” – de investigadores que se encontram no topo dos mais referidos, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2023, nos artigos (de vários tipos), livros e “proceedings” que integram a coleção principal (não inclui teses e monografias) da Web of Science.
Manuel Simões, natural de Vilarchão, integra o índice “Highly Cited Researchers” 2024 e o grupo de 3.326 cientistas destacados pelo impacto transversal («Cross Field») do seu trabalho. Manuel Simões o único cientista da Universidade presente nas quatro edições anteriores do ranking (2020, 2021, 2022 e 2023) e que repete assim a presença entre os mais influentes do mundo.
Professor associado do departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) da Faculdade de Engenharia (FEUP), Manuel Simões é membro do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), estrutura que integra, juntamente com o LSRE-LCM e o CEFT, o Laboratório Associado ALiCE, sediado na FEUP. A sua investigação incide fundamentalmente no estudo de biofilmes, no desenvolvimento de estratégias antimicrobianas para o controlo do crescimento microbiano e na área da engenharia de bioprocessos.