O que sentiria um membro da Câmara Municipal se tivesse de colocar o seu filho de 3 anos num autocarro sem vigilante? Esta é a pergunta mais importante e que precisa de uma resposta da parte da autarquia depois de iniciar o ano letivo sem prevenir esta situação. Refere o comunicado enviado à nossa redação pelo Partido Socialista.

Segundo os PS de Vieira do Minho “Começa muito mal o ano letivo no que diz respeito aos transportes escolares. Muitos pais têm entrado em contacto com o PS de Vieira do Minho denunciando aquilo que descrevem como um “caos” nos transportes escolares. As descrições incluem crianças de 3, 4 ou 5 anos a saírem dos autocarros sozinhas e a ficarem no passeio em frente às escolas. Parece mentira, mas é verdade. Isto aconteceu em 2023, em Vieira do Minho”

São várias as questões dos Socialistas de Vieira do Minho colocadas ao município “A Câmara não tem outra solução que não seja resolver de imediato esta situação, mas é preciso perceber como não foram capazes de prevenir esta situação. Não sabiam que a escola começava? Foram apanhados de surpresa? São perguntas que ficam sem resposta e que demonstram o óbvio: o início do ano escolar fica marcado pelo desleixo e irresponsabilidade.”

Convém relembrar que a presença de vigilantes é fundamental para dar segurança, principalmente às crianças entre os 3 e os 10 anos. Além disso, a Câmara é agora ainda mais responsável por se ter constituído recentemente como autoridade de transportes, denominada Mobilidade Vieira do Minho. Agora temos a Mobilidade de Vieira do Minho e a qualidade de serviço piorou?

Outra queixa recebida pelo Partido Socialista tem a ver com as crianças de Campos e Ruivães que estiveram quase uma hora no autocarro pois deram a volta toda aos vários lugares das freguesias, acabando por chegar muito tarde à escola. Às 9 horas ainda estavam no lugar de Vale, em Ruivães, quando já deveriam estar no Centro Escolar do Cávado.

O PS lamenta que os nossos Vieirenses tenham de passar por situações destas, fruto da má organização da autarquia. A Câmara Municipal tem de, imediatamente, corrigir estas situações pois as nossas crianças não podem ser tratadas como se fossem mercadoria.

A terminar o comunicado o PS de Vieira do Minho refere “Porque a qualidade de vida das nossas crianças e jovens é de extrema importância, o PS solicitou uma reunião à direção do Agrupamento de Escolas e outra à Associação de Pais.”

Pedro Pires – Presidente do PS de Vieira do Minho