O Município de Vieira do Minho, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo e com a Equipa Multidisciplinar Educativa realizou em novembro a primeira sessão da Hora do Conto da Articulação.

Esta atividade promove uma obra literária a ser trabalhada conjuntamente pelos alunos dos 5 anos do ensino pré-escolar e pelas crianças do 1º ano do 1º ciclo.

Os professores do 1º ciclo e as educadoras de infância do Agrupamento de Escolas selecionaram 3 obras literárias para serem trabalhadas ao longo do presente ano letivo.

As colaboradoras da Biblioteca Municipal e as técnicas da Equipa Multidisciplinar dinamizam uma obra literária por período, dando o mote de início dos conteúdos a trabalhar em contexto de sala de aula.

Segundo o Município “A história deste período é “Orelhas de Borboleta” de Luísa Aguilar. O livro auxilia na abordagem contra o bullying, ao mesmo tempo que reforça a importância da auto-estima da criança, mostrando que todos são especiais exatamente como são”.

Aconselhada pelo Plano Nacional de Leitura |LER+, “”Orelhas de borboleta”” destaca-se pela sensibilidade do texto e pelo colorido das ilustrações.

A obra foi apresentada aos alunos sob a forma de dramatização.