A Comissão de Proteção ao Idoso promoveu uma ação de sensibilização dedicada ao tema “Violência e Processo Crime”, dirigida à população sénior da comunidade. O momento inseriu-se no âmbito do Eixo 3, Atividade 3 do projeto Vieira a Crescer CLDS 5G.
A iniciativa, realizada em parceria com a Junta de Freguesia e com os Centros de Convívio e Lazer, decorreu na União de Freguesias de Ruivães e Campos e foi dinamizada pela procuradora da República Armandina Conde e pela dra. Carla Melo, técnica de apoio à vítima. Durante a sessão, foram abordados temas fundamentais, nomeadamente os diferentes tipos de violência, os sinais de alerta, os mecanismos de denúncia, o percurso do processo criminal e o papel central da Comissão de Proteção ao Idoso na prevenção e no acompanhamento de situações de risco.
A atividade registou uma boa adesão por parte da população sénior, que teve a oportunidade de esclarecer dúvidas, partilhar experiências e aprofundar o conhecimento sobre os seus direitos. A sessão contribuiu para reforçar a importância do reporte de situações de maus-tratos, promovendo uma maior segurança e bem-estar das pessoas idosas.
Com esta ação, a Comissão de Proteção ao Idoso reafirma o seu compromisso na construção de uma comunidade mais informada, atenta e sensível à problemática da violência contra pessoas idosas e pessoas com deficiência.