Foi, esta terça-feira, apresentada a 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” que, pela segunda vez (a primeira aconteceu na 8.ª edição), realizar-se-á em Vila Verde, em evento, que decorrerá às 21 horas, do dia 26, na Adega Cultural e que se assume como a grande festa do desporto minhoto, pelo reconhecimento e saber dizer obrigado aos envolvidos no fenómeno desportivo de uma região com mais de um milhão de habitantes.

É um orgulho enorme, um privilégio, depois de 20 anos, voltar a receber esta que é a grande festa do Desporto Minhoto, num espaço requalificado, num espaço nobre, como é a Adega Cultural de Vila Verde, que se vai preparar e engalanar para receber todos estes grandes nomes, estes grandes atletas. Quero também agradecer à organização que ao longo destes 28 anos tem sabido homenagear e reconhecer os que têm sido os grandes atletas que levam o nome do Minho, o nome das nossas terras, o nome de cada um dos nossos concelhos, do nosso território além-fronteiras”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes.

Os troféus desportivos “O Minhoto” são promovidos pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”, atribuindo 28 troféus, de entre 86 nomeados, a praticantes, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes, das diversas modalidades, “num reconhecimento do mérito de todos os que dão de si em prol do todo, de quem se dedica à prática desportiva e alcança resultados dignos de destaque”, conforme referiu Olga Meneses, da organização. Esta deu, ainda, a conhecer a “regra basilar destes prémios: o impedimento de voltarem a ser nomeados, premiados em edições anteriores. Tal significa que em todos os prémios haverá um galardoado que nunca o foi anteriormente”. Pese esse dado, Olga Meneses destacou o facto de 98,5% dos premiados com “O Minhoto” terem o estatuto de internacionais em representação de Portugal e/ou serem campeões nacionais, comprovando dessa forma a enorme quantidade e qualidade dos praticantes nas diversas modalidades.

Abrangendo os distritos de Braga e Viana do Castelo, com um universo superior a 40 mil praticantes de diferentes modalidades, a atribuição de “O Minhoto” decorre da votação de um júri, composto por elementos de órgãos da comunicação social regional e nacional, além de personalidades e representantes de entidades ligadas ao desporto.

A Gala irá ainda distinguir e homenagear, 50 atletas que se sagraram Campeões do Mundo (14) ou da Europa (36) no ano de 2025. Este é maior número de sempre de títulos desta dimensão alcançado pelos atletas minhotos num único ano.

Na Gala, que contará com a presença de cerca de 500 convidados, será também distribuída a revista oficial do evento, que serve como anuário do desporto minhoto, retratando a realidade desportiva de cada concelho, desde atletas de referência, dirigentes e os clubes mais relevantes do fenómeno desportivo da região, para além do histórico de premiados em anos anteriores e dados dos nomeados da presente edição.