Na sequência dos constrangimentos verificados com a rede Vodafone, o INEM esclareceu que todas as chamadas de emergência transferidas pelas Centrais 112, geridas pela Polícia Segurança Pública, para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM estiveram sempre asseguradas a 100%, não se verificando qualquer situação anómala.

No entanto, face aos constrangimentos verificados esta segunda e terça-feira, na rede Vodafone Portugal no acionamento de meios de emergência, o INEM ativou no imediato o seu plano de contingência, privilegiando o acionamento através da rede SIRESP e recorrendo aos sistemas redundantes de que dispõe em termos de telecomunicações móveis. Deste modo, esteve sempre garantido o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica.

O INEM apela mais uma vez à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o Número Europeu de Emergência – 112 apenas em caso de emergência. Todas as situações referentes a aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas.