Portugal e Espanha acordaram, esta terça-feira, com a Comissão Europeia, a fixação temporária do preço médio do gás usado para produção de eletricidade nos 50 euros por megawatt (MWh), para proteger os consumidores da subida da fatura da eletricidade.

Portugal e Espanha alcançaram hoje um acordo político com a Comissão Europeia depois de semanas muito intensas de trabalho”, anunciou o Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e Ação Climática, numa conferência de imprensa conjunta com Teresa Ribera, terceira vice-presidente do Governo espanhol responsável pela Transição Ecológica.

Mecanismo deverá entrar em vigor em maio, segundo a governante espanhola, e terá uma duração de 12 meses. Atualmente, o preço de mercado ronda os 90 euros por MWh, sendo que este mecanismo vai permitir fixar o preço médio de gás em cerca de 50 euros.

Esta medida já tinha sido aprovada pelo Conselho Europeu a 25 de março, mas avança agora com o mecanismo acordado entre ambos os países e Bruxelas.