A prestação da casa vai ter maior subida desde a crise de 2011. A prestação das casas pagas ao banco vai subir entre 1% e 7%, consoante o indexante utilizado no contrato, sendo que os empréstimos aos quais estão associados Euribor a seis e 12 meses vão ser os mais penalizados.
Segundo o ECO, a atual conjuntura está vai pesar no bolso dos portugueses. Produtos de supermercado, luz e combustíveis estão mais caros. E a habitação não vai fugir à mesma tendência. Quem tiver de rever as condições do crédito à habitação em maio vai sentir novo aperto no orçamento.
Segundo contas do ECO, num empréstimo de 150 mil euros, num prazo de 30 anos, e com um spread de 1%, as famílias com créditos associados à Euribor a seis meses vão ver a prestação subir mais de 3% no próximo mês, o que representa um aumento de quase 14 euros.
Quando se fala de empréstimos com Euribor a 12 meses, a subida será maior. A prestação sobe 7%.