A 35.ª Feira do Fumeiro de Montalegre foi “um sucesso” mesmo tendo decorrido sob condições meteorológicas adversas, refere a autarquia, em comunicado. Apesar do mau tempo que se fez sentir ao longo do evento, a feira registou uma forte adesão do público, demonstrando o interesse e a valorização contínua dos produtos tradicionais e da gastronomia regional.

O balanço é, francamente, positivo, porque perante as circunstâncias que vivemos e que foram circunstâncias duras, pesadas e que não estávamos exatamente à espera, esta feira foi um sucesso“, referiu Fátima Fernandes, presidente da Câmara de Montalegre.

Os produtores e expositores participantes manifestaram um balanço muito positivo, quer ao nível da afluência de visitantes, quer do volume de vendas, superando as expectativas iniciais. De acordo com a autarca “tradicionalmente, a feira esgota no domingo, algo que não aconteceu, porque, na sexta-feira, foi um dia muito fraco de vendas“, no entanto “Mais de 80% do fumeiro que entrou no recinto foi vendido e quem não conseguiu comprar ou visitar o certame já pode encomendar o fumeiro na plataforma online e as encomendas chegarão de forma célere e mantendo todas as condições às suas casas”.

Fátima Fernandes agradeceu a todos os envolvidos: produtores, parceiros, entidades e visitantes que, com o seu empenho e presença, contribuíram para o sucesso de mais uma edição da Feira do Fumeiro de Montalegre, reafirmando o compromisso de continuar a valorizar este evento em futuras edições. Deixou ainda o seu “reconhecimento público e em nome do município agradecer à Proteção Civil, às duas corporações de bombeiros, às Brigadas Municipais e à Brigada da Proteção Civil Municipal e a muitos privados que se associaram a esta missão de manter as estradas e todos os caminhos transitáveis. Foi um trabalho hercúleo, mas o que é facto é que mantiveram as estradas limpas, as vias principais estiveram sempre transitáveis“.