O “preço da eletricidade vai baixar em 2022” graças às fontes de energia renováveis, revelou hoje o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, na cimeira do Portugal Mobi Summit.

O Ministro admitiu que o anúncio pode causar “estranheza” devido às recentes notícias sobre a “escalada de preços da eletricidade nos mercados grossistas europeus”, mas tem uma explicação simples: a maioria da produção elétrica nacional é renovável.

É por temos muita energia produzida com a água e o vento e cada vez mais – mesmo que ainda seja pouca – a partir do solo, que conseguimos baixar o seu preço no próximo ano“, disse o Ministro.

“Em janeiro, os consumidores do mercado regulado terão uma significativa descida de preço, que segundo a entidade reguladora do setor será de 3,4%” – Matos Fernandes.

Estas questões assumem grande importância porque “o futuro da mobilidade é elétrico“, defendeu o ministro na sessão de abertura da cimeira Portugal Mobi Summit a decorrer em Cascais.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes das virtualidades da mobilidade elétrica“, referiu. Este ano, a venda de veículos parcial ou totalmente movidos a energia elétrica aumentou, até agosto, 63% em comparação com o ano anterior. Em setembro, a quota de carros elétricos vendidos em Portugal foi de 25%.

Comprar um carro elétrico, explicou Matos Fernandes, pode até ser mais caro para o consumidor, “mas compensa” porque a fonte de energia é mais barata – e também mais limpa – e a manutenção será menos dispendiosa do que a de um carro a combustão.

As alterações climáticas e os seus impactos implicam uma resposta “coletiva” de todos os países e Portugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2050, apostando numa economia assente em recursos renováveis e endógenos que valorize o território.