O Município de Amares lançou um calendário com o intuito de sensibilizar para os benefícios da esterilização de animais de companhia. O calendário é composto por fotografias com cães do Ecocanil – Espaço Circular e com os jovens voluntários que, na sua maioria, participaram no Verão do ano transato no programa de voluntariado jovem para a natureza e florestas do IPDJ.
O calendário é fruto da candidatura aprovada ao abrigo do Aviso 4/2021/ICNF-DBEAC – Campanha de apoio à sensibilização para os benefícios da esterilização de animais de companhia do ICNF e que resultou num financiamento de 400 Euros para a produção de 130 calendários e flyers alusivos a este tema.
Com o principal objetivo de sensibilizar a população para os benefícios da esterilização de animais de companhia e impulsionar as adoções destes animais os calendários vão estar disponíveis no Município de Amares e no Ecocanil – Espaço Circular. O Município lança o apelo “leve o calendário e traga um saco de ração”.
O Centro de Bem Estar Animal do Município de Amares foi contruído de raiz, com um investimento global superior a 150 mil euros. O CRO teve o apoio de 50.000,00€ do Programa de concessão de Incentivos Financeiros para a construção e modernização de Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia.
Já o “Ecocanil-”que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Amares, a Junta de Freguesia de Dornelas, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e a Associação Patudos D’Amares, foi financiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo do programa JUNTAr +, com 25 mil euros.
A par do CRO, o Ecocanil complementará a resposta no combate ao abandono de animais de companhia, e distingue-se por ser um projeto piloto e pioneiro em Portugal. Pretende ser um espaço privilegiado de promoção da economia circular que abrange áreas chave como a água, a biomassa, a reutilização e combate ao desperdício em torno da problemática do abandono de animais. Este será um espaço de eleição para receber a visita de escolas e da população em geral, estando construído em modo ecológico.
Algo de “diferenciador” neste modelo é a possibilidade de abertura a visitas de escolas e famílias uma vez que os animais serão sempre recebidos no CRO e passarão para o ECO Canil já vacinados, com quarentena e a certeza de que podem ser visitados. Esta proximidade com a comunidade tem sido muito interessante e talvez explique as taxas de adoção tão animadoras que apresentamos nesta fase.
O Centro de Bem Estar Animal foi inaugurado em 5 de Junho de 2021. Durante o ano de 2021 foram adotados 50 cães e neste momento encontram-se 47 animais disponíveis para adoção.