O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Filipe de Oliveira, reuniu-se na semana passada com os proprietários e representantes dos restaurantes do concelho, com o objetivo de preparar a 5.ª edição dos fins de semana gastronómicos, intitulada “Vieira: Tradição à Mesa”. O encontro serviu para apresentar o programa, ouvir sugestões dos participantes e limar arestas, afinando detalhes para a realização de mais uma edição.
A iniciativa, que pretende valorizar a gastronomia local, promover os produtos endógenos e dinamizar a economia através da restauração, tem início em janeiro de 2026. Durante este período, serão apreciados pratos típicos da região, como couves com feijões amarelos, cabrito ou anho, vitela assada da região, entre outros. Cada mês está associado um prato tradicional, que poderá ser degustado nos restaurantes aderentes.
Até ao momento, estão confirmados 10 restaurantes participantes. Os fins de semana gastronómicos do programa coincidem com o Programa de Caminhadas “A Serra da Cabreira em Família”, proporcionando aos visitantes e munícipes uma experiência que combina tradição, gastronomia e natureza. É sabido que a gastronomia é uma das principais áreas de interesse turístico do concelho, constituindo um elemento impulsionador da atração turística, reforçando assim a importância do programa para a promoção da identidade vieirense.