Daniela Martins, engenheira florestal de 32 anos, natural da aldeia da Ermida, em Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro, Daniela Martins reside em Vieira do Minho à 10 anos, fez o estagio na APOSC onde trabalhou cerca de 3 ano, está agora a representar Portugal no Women’s Traditional Fire Training Exchange (WTREX), que decorre na Colômbia até esta quinta-feira.
Trata-se do único rosto português entre as cerca de 80 participantes vindas de 13 países diferentes, num encontro organizado pela Unidade Nacional para a Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD) da Colômbia.
Durante dez dias, entre 7 e 17 de setembro, o WTREX reuniu mulheres de várias áreas ligadas à gestão do território, que desenvolveram técnicas de manuseamento de fogo em zonas protegidas e reservas naturais. O objetivo passa por integrar o conhecimento técnico com saberes tradicionais no uso do chamado “fogo bom” — uma ferramenta para a gestão da paisagem, promoção da biodiversidade, conservação da natureza e prevenção de incêndios rurais.
O evento destaca ainda a importância e o papel crescente das mulheres na gestão do fogo rural, promovendo a igualdade de género e a diversidade de perspetivas no setor.
Depois da edição de fevereiro de 2024, que decorreu no Alto Minho, esta é a primeira vez que o WTREX se realiza na América do Sul, reforçando a dimensão global da iniciativa.
Foto: Facebook