No âmbito da consulta pública do Programa Alcateia 2025-2035, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promove, a 23 e 24 de setembro, três sessões de esclarecimento na vila do Gerês, em Vila Real e em Trancoso.

No dia 23 de setembro, pelas 10h00, a sessão decorrerá no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, no Gerês, e pelas 15h00 no Centro de Informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão, em Vila Real.

Já no dia 24, pelas 10h00, realiza-se uma sessão de esclarecimento no Salão Nobre da Câmara Municipal, em Trancoso.

As sessões têm como objetivo fazer a apresentação e discussão do Programa Alcateia, envolvendo os diversos atores locais e regionais, garantindo assim uma participação mais informada, inclusiva e representativa. Espera-se que estas sessões contribuam para uma melhor compreensão dos objetivos e medidas propostas, reforçando a transparência e a qualidade das contribuições recebidas.

O Programa Alcateia 2025-2035 inclui um novo ciclo de medidas dirigidas à proteção e restauro ecológico da população de lobo-ibérico em Portugal para os próximos 10 anos, com financiamento para iniciativas e projetos com vista à sua implementação efetiva.

As novas medidas visam atualizar o valor das indemnizações por prejuízos atribuídos ao lobo, apoiar e acompanhar tecnicamente os produtores de gado afetados por ataques de lobo para a implementação de medidas de prevenção, bem como assegurar a aplicação de orientações consideradas fundamentais para a conservação da espécie e dos seus habitats.

O lobo-ibérico é uma espécie com estatuto Em Perigo (Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental), abrangida por legislação nacional específica – Lei n.º 90/88, de 13 de agosto e Dec. Lei n.º 54/2016, de 25 de agosto – que lhe confere o Estatuto de Espécie Protegida.