A vacinação nos centros de saúde arranca na próxima semana e Rui Nogueira, ex-presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, lança o alerta à população, para que aguarde pela convocatória para receber a vacina e não se dirija às unidades de saúde, segundo a ‘TSF’.
Depois do anúncio da ministra da saúde, Marta Temido, de que a vacinação para pessoas com mais de 50 anos e patologias associadas iria começar nos centros de saúde, na próxima semana, o médico sublinha a importância der passar esta mensagem: Não se dirijam a esses espaços sem marcação prévia.
“Nós [os centros de saúde] é que contactamos, nós é que marcamos”, explica o responsável citado pela ‘TSF’, acrescentando que as pessoas devem “respeitar a hora e o dia [da toma da vacina], porque as vacinas estão contadas, são preparadas e, depois de preparadas, têm poucas horas de validade”. “Temos de ser muito rigorosos a vacinar e a marcar e as pessoas a respeitar os horários da marcação”, alerta.
Rui Nogueira garante que os centros de saúde estão preparados para começar o processo de vacinação. “Todo esse processo está a ser preparado com minúcia e isso leva a crer que seja possível, de facto, iniciarmos a vacinação a todo o momento”, revela à estação de rádio. No entanto, “este processo vai ser lento e “é natural que haja assimetrias no país”, ressalva.