O concelho de Vieira do Minho vai passar a ter um novo método de recolha de resíduos volumosos (monos ou monstros) da via pública.
De acordo com a autarquia, em comunicado, a Câmara Municipal de Vieira do Minho encontra-se a analisar o serviço de gestão de resíduos do concelho, com o objetivo de o tornar “mais eficaz, eficiente e ambientalmente sustentável“.
No âmbito desta avaliação, e face “à deposição descontrolada e indiscriminada” de resíduos volumosos (monos ou monstros) na via pública, o Município vai implementar um novo método de recolha destes resíduos, que passa a funcionar exclusivamente por agendamento, mantendo o gratuitidade do serviço.
Assim, a recolha de monos deixa de ocorrer de forma espontânea, passando a ser efetuada apenas mediante pedido prévio. Os munícipes interessados poderão fazê-lo através da respetiva Junta de Freguesia ou diretamente na Câmara Municipal, presencialmente nos serviços ou pelo telefone 253 649 270.
No caso das freguesias de Parada de Bouro, Ruivães e Salamonde, a recolha de monos mantém-se através dos depósitos temporários aí existentes, onde os munícipes poderão em articulação com as juntas de freguesia proceder à sua deposição nestes compartimentos/locais, sendo posteriormente recolhidos e encaminhados pela Câmara Municipal para as instalações da Braval.
Com esta alteração, a Câmara Municipal pretende combater situações de insalubridade, melhorar a imagem do concelho, promover a correta gestão dos resíduos e reforçar a proteção do ambiente, assegurando simultaneamente melhores condições de higiene e saúde pública.
O Município apela à compreensão e colaboração de todos os munícipes, sublinhando que esta medida visa o bem-estar coletivo, a preservação do espaço público e a construção de um concelho mais limpo, organizado e ambientalmente responsável.