A Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso reuniu, na passada sexta-feira, 19 de dezembro, para discutir e aprovar As Grandes Opções do Plano e Orçamento 2026. O orçamento ronda os 46 milhões, um dos maiores de sempre no concelho.
De acordo com a autarquia, o executivo municipal irá alicerçar a sua intervenção em vários eixos, designadamente, no crescimento económico, no investimento público, no apoio às famílias, na proteção do meio ambiente, na valorização da identidade local e concretização de uma autarquia mais próxima, ágil e inteligente.
Um dos objetivos do executivo é dotar a Póvoa de Lanhoso de infraestruturas “que são necessárias há muitos anos“, e que no primeiro mandato, foram objeto de planeamento, elaboração de projetos, submissão de candidaturas, sendo que algumas delas estão aprovadas e está garantido o seu financiamento através do Quadro Comunitário Portugal 2030, do Plano de Recuperação e Resiliência, ou junto do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da AMA – Agência para a Modernização Administrativa. A autarquia vai comparticipar com fundos próprios alguns investimentos.
O Orçamento do município da Póvoa de Lanhoso para o ano de 2026 é de 46.030.000,00€, o que representando um aumento de cerca de 14 milhões de euros face a 2025, corresponde a uma variação positiva de aproximadamente 44%.
O objetivo do executivo, para a Póvoa de Lanhoso, para 2026, é garantir o aumento do prestígio e do potencial do concelho no quadro regional e nacional, também com a elevação da Póvoa de Lanhoso à categoria de Cidade.