A Câmara Municipal de Vieira do Minho deu a conhecer à Comunicação Social mais um trilho pedestre.
Trata-se do PR7, Senhora da Lapa ao Castro de Anissó, um trilho circular de 10 km, que inicia e termina no Santuário de Nossa Senhora da Lapa e que proporciona ao pedestrianista uma vista deslumbrante sobre a Barragem do Ermal e uma experiência audaciosa entre o sagrado e o natural, no Santuário da Senhora da Lada, em Soutelo.
O percurso foi inaugurado ontem pelo presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, e pelo presidente da União de Freguesias de Anissó/Soutelo Ernesto Silva.
Este percurso de dificuldade média, apresenta ao longo do seu traçado vários pontos de interesse culturais e naturais, tais como o próprio Santuário que data do século XVII; o Miradouro da Senhora da Lapa; o Castro de Anissó (um povoado fortificado situado a cerca de 732 metros de altitude); várias formações rochosas; fontanários e 2 baloiços panorâmicos.
O desdobrável deste novo percurso já está disponível no Posto de Turismo de Vieira do Minho é também possível fazer o download da informação através do QR-Code presente no painel de início deste trilho.
De salientar, ainda que, atualmente, a rede de percursos de Vieira do Minho tem uma extensão de 80 km, contando com 5 pequenas rotas e 1 grande rota que exploram exclusivamente a Serra da Cabreira. (PR1 Costa dos Castanheiros; PR2 Campos, PR3 Cabeço da Vaca, PR 4 Turio, GR5 Fojos; PR6 Moinhos do Ave).
Conscientes da atratividade que o património natural e cultural apresenta, e da importância do contacto com a natureza para quem procura Vieira do Minho como destino turístico, a Autarquia está a criar 4 novos trilhos pedestres, perfazendo cerca de 130 km de caminhos de descoberta.
A implementação destes percursos permite a revitalização de antigos caminhos e potenciar um conjunto de elementos naturais e culturais capazes de desafiar os amantes da natureza a explorar estes novos itinerários
O próximo percurso a ser inaugurado é o PR8 VRM – As Pontes da 2ª Invasão Francesa, no dia 26 de maio é o PR9 Nascente do Ave e PR10 Carvalhos do Ermal, ainda sem data de inauguração prevista.