O PSD de Vieira do Minho veio a público abordar o investimento no Conservatório de Música, Dança e Teatro.
Em comunicado, os eleitos do PSD de Vieira do Minho consideram “inaceitável a tentativa do atual Executivo Municipal de se apropriar politicamente do investimento destinado à construção do Conservatório de Música, Dança e Teatro, recentemente apresentado como se de uma iniciativa própria se tratasse“.
De acordo com o comunicado dos sociais-democratas, foi o anterior Executivo Municipal, liderado pelo PSD, quem, em 2024, iniciou, desenvolveu e submeteu a candidatura ao financiamento para a construção do novo Conservatório, a instalar nas antigas instalações da Central de Camionagem. Os projetos foram elaborados após auscultação do Conservatório e sempre de acordo com as orientações técnicas da DGESTE — Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares. No ano letivo 2024/2025, na audição anual do Conservatório de Música, o anterior Executivo anunciou publicamente esta obra estruturante, assumindo o compromisso de valorizar e promover o ensino artístico em Vieira do Minho. A nova infraestrutura permitiria entregar o edifício da antiga Casa do Povo (onde atualmente está instalado o Polo do Conservatório) à Junta de Freguesia de Vieira do Minho para gestão integral, reforçando a cooperação institucional e a proximidade com a comunidade. Em agosto de 2025, a candidatura apresentada pelo anterior Executivo foi aprovada pelo Norte 2030 / FEDER, garantindo o financiamento necessário à concretização da obra, com um investimento total previsto: 1 101 759,75 € e apoio financeiro FEDER: 936 495,79 €.
Os eleitos do PSD referem ainda que, em apenas 30 dias de mandato, o atual Executivo Municipal visitou três obras deixadas pelo anterior Executivo PSD, que representam um investimento global superior a 2 milhões de euros: Estádio Municipal, Casa da Cultura de Vilarchão e as Futuras instalações do Conservatório de Música.
“Estes investimentos são o resultado concreto da estratégia, visão e trabalho do PSD, e desmentem frontalmente a narrativa de que o anterior Executivo apenas promovia festas e eventos“, refere o PSD, acrescentando que “a verdade demonstra obra real, com impacto estrutural e futuro para Vieira do Minho. O PSD reafirma o seu compromisso com a transparência, o rigor e a defesa do interesse público. Não aceitaremos tentativas de manipulação política, nem o apagamento do trabalho sério e responsável realizado em benefício do concelho“.