O Rally Serras de Fafe e Felgueiras é a primeira prova dos Campeonatos Europeu (ERC) e de Portugal (CPR) de Ralis deste ano e vai ser disputado de 11 a 13 de março.

De acordo com a organização, a cargo da Demoporto (Clube de Desportos Motorizados do Porto), para esta edição comemorativa dos 35 anos da prova, a aposta é na continuidade da “fórmula de sucesso” adotada na edição da prova no ano passado.

O centro nevrálgico do rali mantém-se na cidade de Fafe, e a componente competitiva estará concentrada nos dias de sábado (12 de março) e domingo (13 de março), nas classificativas dos concelhos de Fafe, Felgueiras, Vieira do Minho e Boticas.

Desta forma, os pilotos nacionais e internacionais disputarão as classificativas de Santa Quitéria (Felgueiras) e do Seixoso (Lixa) no concelho de Felgueiras, em dupla passagem no segundo dia de prova, domingo, 13 de março, durante a manhã.

Em 2022 o Rally Serras de Fafe e Felgueiras comemora 35 anos, voltando a percorrer as classificativas de terra desta região que, no ano passado, mereceram elogios por parte dos participantes no rali, na primeira vez em que fez parte do Campeonato Europeu de ralis, e que contou com a participação de pilotos de nomeada entre os quais o espanhol Dani Sordo.

Apesar de condições meteorológicas adversas no primeiro dia de rali, com muita chuva e nevoeiro, a prova foi muito competitiva e emotiva, sendo que o norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rally2 Evo) venceu o Rally Serras de Fafe e Felgueiras à geral, enquanto Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 Evo) impôs-se entre os pilotos portugueses.

A entrada em cena no ERC (Campeonato da Europa de Ralis) da empresa que também é detentora dos direitos de promoção do Campeonato do Mundo de Ralis vai aproximar, em termos mediáticos, os dois campeonatos, designadamente a nível de transmissões televisivas, já que a plataforma de streaming WRC+ passa a disponibilizar um conjunto alargado de transmissões “pay per view“.

À semelhança do que sucede no WRC, em 2022 todas as classificativas de cada rali do ERC vão ser transmitidas em direto, num serviço da experiente equipa do WRC+ que levará até aos apaixonados dos ralis entrevistas, histórias, imagens do interior dos carros e muita informação.

A “fórmula” da Power Stage adoptada há vários anos no WRC, sendo a classificativa de encerramento do rali com transmissão televisiva a nível internacional (e na WRC+) e os cinco pilotos mais rápidos da classe principal (ERC1) a somarem pontos extra no campeonato (5-4-3-2-1), passa a vigorar também no ERC, com estreia agendada para o rali do Demoporto.